Os Velhos e Sábios Negros…
Trazidos por navios negreiros, os Negros, Escravos chegavam ao Brasil por Recife e Salvador; Diz-se que em 4 séculos a África perdeu, entre escravizados e mortos entre 65 a 75 milhões de pessoas.
Arrancados às suas origens, esperava por eles uma vida amarga e penosa. Trabalhavam de sol a sol nas grandes fazendas, de tal maneira era o esforço, que um Africano lá chegado durava em média 7 a 10 anos.
Em troca do seu trabalho os Negros recebiam os 3 “PÊS” – Pau, Pano e Pão. E a sua reacção a estas tormentas era para uns o suicídio e para os outros a fuga das fazendas tentando nas formações dos quilombos reconstituir o seu modo de vida africano. Um dos Quilombos mais importante foi o Quilombo dos Palmares onde reinou Ganga Zumba ao lado de seu Guerreiro Zumbi, protegido de Ogum.
E assim os Pretos Velhos representam a Força, a resignação, a sabedoria, o Amor e a Caridade, sendo um ponto de referência para todos os que necessitam da sua presença: Curam, Ensinam, Educam Pessoas e Espíritos sem Luz.
Representam a Humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no Passado. Perdoando, assim, os seus carrascos.
Para muitos os Pretos Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; Para outros, são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; Para outros são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, desfazendo trabalhos e contra as forças negativas.
Por isso quando falar com um Preto Velho, tenha Humildade e saiba Escutar, tenha Fé e acredite em si, tenha Amor a Deus e a si mesmo.