Apresentação

  TEMPLO DE UMBANDA PAI OXALÁ E MAMÃE IANSÃ

O tupomi é uma associação civil e religiosa, sem fins lucrativos, cuja finalidade é o estudo e a prática de rituais umbandistas independente de preconceitos. Foi fundado a 1 de Setembro de 2002, na cidade da Maia, sendo filiado na União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e autorizado pelo Superior Orgão de Umbanda de São Paulo.

O Babalorixá, Jamil Rachid, é o que leva a Umbanda aos quatro cantos do mundo.Tem a sua formação em Teosofia e História das Religiões Egipto e Nigéria. Fala vários idiomas africanos. Está na Umbanda desde 1948 e hoje em dia é o seu representante mundial. Ninguém melhor que o nosso Baba, para esclarecer a controvérsia dos rituais da Umbanda e do Candomblé, uma vez que no seu Templo sempre houve a junção dos dois: “Fomos fazendo as obrigações no Candomblé, mas nunca deixando a missão da Umbanda, porque na Umbanda, a entidade vem para realizar a cura, para atender às pessoas aflitas. Já o Candomblé, é só homenagem aos Orixás, porque o Orixá não atende ninguém.”

Para além do desenvolvimento de médiuns e atendimento espiritual, o TUPOMI obedece aos preceitos e à filosofia da Umbanda. Faz parte da doutrina umbandista o reconhecimento, o respeito e a busca de energia que se encontra na Natureza.

No atendimento espiritual, as entidades e médiuns orientam os participantes nas consultas e passes que visam trazer o equilíbrio, a paz e a harmonia.

Também actua civilmente na ajuda voluntária a várias instituições.

O tempo passa e verifica-se nitidamente uma evolução. Em 2006 tinhamos 30 médiuns, entre eles burilados, cambones, ogans e de mediuns de incorporação, hoje contamos com mais de 90 pessoas na nossa corrente mediúnica.

Neste momento, reunimos todas as condições para realizar Feituras, Buris e qualquer outra festa comemorativa. A manutenção do Templo é suportada pelos médiuns, associados com uma quota mensal e doações livres. A assistência espiritual mediúnica, ritualística e social, é gratuita. Ninguém é discriminado por qualquer motivo, natureza, raça ou religião.

“Assim sendo, cabe-nos lutar brava e alegremente, sem nunca perder de vista que não estamos sós: aquele que trabalha na seara da espiritualidade com amor, humildade e dedicação recebe a justa protecção dos Orixás e forma, com os milhares de trabalhadores da Umbanda, a imensa Corrente da União na Fé de Oxalá”

Babalorixá Jamil Rachid

O TUPOMI em Imagens