Boiadeiros

Os Soldados de Iansã

Os Boiadeiros são a manifestação de espíritos daqueles que estavam acostumados à Terra e levavam o gado pelo interior.
Boiadeiro é Espírito aguerrido, demandador e rigoroso quando trata com espíritos trevosos.
Seus símbolos são o laço e o chicote que na verdade são suas armas espirituais, cheias de magia e mistério.
Boiadeiro representa a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais.
São regidos por Iansã-Oya, tendo recebido dela a autoridade de conduzir os Eguns da mesma forma que conduziam a sua boiada; onde levavam cada boi (espírito) para o seu destino e, trazem os bois que se desgarraram (obsessores, Kiumbas) de volta ao caminho do resto da boiada. (O caminho do bem).
Quando bradam (EHHHHH Boiiiiiiiiiiii) estão na verdade a ordenar aos espíritos que entraram no local a se retirarem, assim “limpam” o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, já que a presença desses espíritos podem interferir nas consultas dos médiuns conscientes.
Com seu chicote e laço, os Boiadeiros vão quebrando energia negativa e descarregando os médiuns, o Terreiro e as pessoas da assistência.
Eles nos ensinam a força que o trabalho tem e que o principal elemento da sua magia é a força de vontade, fazendo assim que se consiga uma vida melhor e farta. É uma linha poderosa e numerosa no Mundo Espiritual.
Por isso a magia das suas giras é inconfundível, trazem consigo histórias fascinantes que transmitem a lição de um tempo onde o respeito dos mais velhos, a natureza, a família e os animais, enfim onde a boa educação e bons costumes falavam mais alto e faziam a diferença em relação aos dias de hoje.
CHETRUÁ SEU BOIADEIRO.